A Europa e a tragédia que já se anuncia !

Face à exagerada dívida externa acumulada em geral pelos países Europeus, a situação de falência Grega e Portuguesa, a eminência da queda de Espanha, que arrastará fatalmente a Itália e a França ( de referir que a França tem uma das maiores dividas externas da Europa, isto proporcionalmente claro!), a Europa só tem uma saída: Começar a obter um crescimento económico que não seja marginal, como tem vindo a ocorrer ao longo dos últimos anos !

Mas como todos sabemos a Europa tem a sua capacidade de crescimento comprometida e como referi atrás, endividada até à ponta dos cabelos!
Como tal ou consegue inovar e fazer crescer a sua economia ao nível de 6-8% ao ano, ou estará liquidada, isto numa economia globalizada, cada vez mais competitiva e ainda face a novos "players" e às mudanças constantes que estão a ocorrer.
Aparentemente a Europa está velha e incapaz de gerir a mudança e adaptar-se a novos modelos de conceber e produzir produtos e serviços! É a velha Europa cheia de medíocres e burocratas na mais perfeita decadência, tal como no passado a classe dos nobres, quando o paradigma dos senhores da terra mudou para sempre!

Haverá ainda uma outra escapatória possivel, para evitar a capitulação da Europa, face à incapacidade de crescimento económico que é exigido pela actual conjuntura dos países integrantes, mas que não terá acolhimento pela tal Europa que se deixou cair na linha " de uma europa de várias velocidades ". 
E esta solução passaria por uma decisão de união politica, que ajudaria por um lado a consolidar politicas económicas e sociais de forma coordenada e assim ajudar a reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões, fomentando o desenvolvimento económico dos países com menor crescimento e um ambiente de harmonia e equilíbrio, que daria ainda alguma confiança acrescida aos mercados.

Mas esta última hipótese estará muito distante na forma de pensar dos governantes europeus actuais, que em minha opinião, não tendo a dimensão de estadistas e a estatura de politicos à altura dos actuais acontecimentos, preferirão antes debruçar-se sobre o que divide os povos que integram a actual Europa no momento, do que aquilo que os poderia unir e tirando daí vantagens para o futuro de uma Europa forte e definitivamente unida.

Francisco Gonçalves in 19April2012
francis.goncalves@gmail.com

Comentários

Unknown disse…
Não há dúvida nenhuma de que não temos liderança política na Europa ... Estamos a ser governados por meia duzia de putos "MRPP"s que trazem o livrinho vermelho do Mao Tse Tung na cabeça,e querem fazer dos europeus o que a China fez dos chineses : Uma multidão de escravos ; que obedecem cegamente ao partido comunista chinês, que a sua oligarquia dirigente comanda na conquista do mundo inteiro !!!
António Luís disse…
Ou eu me engano muito ou cairemos numa qualquer fórmula de federalismo comandada pela Alemanha que ditará as regras do jogo que cumpriremos atentos,veneradores e obrigados.Sendo economicamente pouco menos do que insignificantes resta-nos sermos simpáticos para com quem nos visita a quem venderemos sol,galos de Barcelos e outras bujigangas para o que temos muito jeito. Os que se piraram fizeram bem e se nos mandarem uma por outra esmola ficaremos muito gratos.

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !